Financiamento sustentável 

Financiamento  sustentável 

Nossa abordagem de financiamento sustentável alinha nossa estratégia financeira com metas ambientais e sociais, ampliando nosso impacto positivo e contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. 

TÍTULOS VERDES

Alinhados com essa abordagem e nossa estratégia de sustentabilidade, definimos um marco com a emissão de nosso primeiro título verde em setembro de 2020, avaliado em US$ 705 milhões, na época o maior para uma corporação latino-americana e o primeiro para o sistema Coca-Cola.

Em 31 de dezembro de 2023, alocávamos 100% da receita líquida a projetos elegíveis de acordo com nossa Estrutura de Títulos Verdes. Os lucros líquidos impulsionaram o progresso em direção às nossas metas de sustentabilidade, incluindo o aumento do conteúdo reciclado em embalagens PET, maior eficiência da água e redução das emissões de CO2e.

TÍTULOS VINCULADOS À SUSTENTABILIDADE

Com base em nossa estratégia de sustentabilidade, em setembro de 2021, emitimos os primeiros títulos vinculados à sustentabilidade no mercado mexicano, um total de 9.400 milhões de pesos de acordo com nossa Estrutura de títulos vinculados à sustentabilidade.

Reconhecendo que a água não é apenas um recurso inestimável para nossa empresa e setor, mas também um elemento indispensável da resiliência às mudanças climáticas, estamos concentrando esses títulos na obtenção de um consumo específico de água de 1,26 até 2026, de acordo com nossa Estrutura de títulos vinculados à sustentabilidade. No final de 2023, nosso consumo específico de água foi de 1,42 litros, um marco de eficiência hídrica para o sistema Coca-Cola.

TÍTULOS SOCIAIS E DE SUSTENTABILIDADE

De maneira inovadora, emitimos títulos sociais e de sustentabilidade no mercado mexicano, um total de 6 bilhões de pesos em outubro de 2022, e nos tornamos a primeira corporação não financeira nas Américas e a primeira empresa no sistema Coca-Cola a emitir títulos sociais. Também nos tornamos a primeira empresa no setor de consumo do México a emitir títulos de sustentabilidade.

Esses títulos serão usados para financiar projetos elegíveis de acordo com nossa Estrutura de títulos de sustentabilidade. Capacitando o desenvolvimento social e econômico, esses títulos apoiam grupos sub-representados, oferecem habilidades empreendedoras e de trabalho autônomo, fornecem soluções financeiras que apoiam proprietários de lojas e investem em desenvolvimento comunitário sustentável, incluindo projetos de reabastecimento e acesso à água. 

Em 2023, 100% dos rendimentos dos títulos de sustentabilidade de 500 milhões de pesos foram alocados, e foram alocados 224,68 milhões de pesos de rendimentos de títulos sociais: 75% para microcréditos, 5% para recursos humanos e 20% para licença social.